Ação solidária: Colaboradores do LEEM visitam a Casa São Vicente de Paulo.

Na quarta feira, 28 de novembro, os coordenadores e funcionários do Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (LEEM/ADAPTA) realizaram um almoço e entrega de presentes aos idosos da Casa do Idoso São Vicente de Paulo, no bairro São Raimundo.

A ação acontece há 3 anos dentro do LEEM, onde todos os colaboradores compram um presente para dar a algum dos idosos que estão no asilo. Aurelina Kitzinger, responsável técnica institucional do local comenta sobre essas visitas: “É uma alegria muito grande, essa iniciativa das pessoas virem nos conhecer é sempre algo muito bom”, comentou.

Além disso, a funcionária relatou das necessidades que o abrigo passa: “A gente fala sobre as nossas necessidades irem além dos alimentos(…) É uma fechadura que quebrou, é um chuveiro que queimou e precisamos trocar, enfim, conhecendo um pouco da casa as pessoas têm uma ideia. Essas visitas são muito importantes para nós”.

Durante o almoço, o coordenador do LEEM/ADAPTA expressou com gratidão sobre a importância da terceira idade: “Todos aqui já contribuíram bastante para nossa sociedade, hoje nesse almoço, minha família e meus amigos buscamos agradecer por tudo isso. Gostaríamos de estar aqui mais vezes, mas a correria do dia a dia nos impede”, disse.

A visita já acontecia há 19 anos de forma pessoal pela família dos coordenadores Adalberto, Vera Val e filhos, no entanto, os funcionários do laboratório também começaram a participar desse almoço, como contou a coordenadora adjunta do LEEM/ADAPTA: “A partir do ano retrasado, os estudantes, que já tinham conhecimento da atividade, tiveram interesse em contribuir. A maneira que encontraram foi doar um presente para cada idoso da instituição e dar um dos três itens que eles listam para a administração do asilo”, relatou Vera Almeida-Val.

A pesquisadora também falou sobre o processo anual da visita: “Todo o material e almoço é realizado por nós em minha casa. Há também um kit com lembrancinhas, este ano foi material de higiene, onde sempre é comprado e distribuído por nós como um presentinho. Nós ganhamos muito com isso pela satisfação e amor que eles nos retornam. Acompanhamos alguns que estão há muito tempo, outros que já se foram e novos que chegaram. Assim, vamos indo”.

Com 38 anos de jornada, a Casa do Idoso São Vicente de Paulo atualmente conta com 27 idosos, sendo um abrigo para aqueles que não possuem um responsável legítimo. Contando com nutricionistas, assistentes sociais, cuidadores, fisioterapeutas e diversos outros membros que compõem a casa, essas pessoas recebem doações durante o ano todo, e todos podem contribuir com qualquer valor, como contou Kitzinger: “As pessoas podem nos procurar para saber sobre as doações ligando pelo telefone 3625-7569”, certificou a responsável.

Vera Almeida-Val concluiu a visita desse ano com uma reflexão: “O que poderíamos dizer para que as pessoas tenham vontade de ajudar é que nunca sabemos como será nossa velhice e que é tão importante para esses homens e mulheres que necessitam ficar num asilo e não têm família que os acolha e dê carinho, e quando realizamos essas atividades eles nos devolvem carinho e brilho no olhar. Isso por si só é um presente para qualquer pessoa. Fazer um idoso feliz é tão bom quanto fazer uma criança feliz. Se você experimentar poderá sentir uma imensa satisfação dentro de si. Eles, os idosos, construíram nosso passado, nós construímos o presente e vocês, jovens, constroem o futuro!”.

A instituição aceita doações durante todo ano, sua sede fica localizada na rua Jerônimo Ribeiro, número 14 no bairro São Raimundo. Faça parte desse time, e ajude também essas pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *