LEEM recebe visita do programa Zappeando.

Na terça-feira dia 24 de abril, o Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (LEEM/Adapta), recebeu o programa Zappeando da Rede Amazônica. A visita contou com os apresentadores Diego Araújo e Isa Lima, além de um bate-papo com a coordenadora adjunta do projeto Adapta, doutora Vera Val.

Os apresentadores do programa Zappeando, Diego Araújo e Isa Lima acompanhados da Doutora Vera Val.

O elenco do Zappeando veio para o INPA com o intuito de mostrar além do Bosque da Ciência, os laboratórios e seus pesquisadores. A produtora do programa, Beatriz Araújo, relatou: “Algumas pessoas acham que a pesquisa é algo chato e não envolve os mais novos, e na verdade não é nada disso, a gente consegue envolver a ciência com a atitude dos jovens, e assim mostrar que tudo que fazemos está interligado com o campo da ciência”, disse.

Durante a visita os apresentadores perguntaram sobre o projeto Adapta, puderam conhecer sobre as espécies de estudo, como o tambaqui, entrevistaram a doutora Vera Val e também conheceram as dependências do laboratório, desde a parte de biologia molecular até os microcosmos.

Ao decorrer da visita, Diego Araújo e Isa Lima foram guiados para o microcosmos pela doutoranda Fernanda Dragan: “Mostrei a eles a estrutura que temos para a experimentação com mudanças climáticas, os chamados microcosmos, que são salas onde conseguimos controlar a temperatura, umidade, concentração de CO2 e também o fotoperíodo. Esses fatores permitem que possamos simular cenários climáticos em tempo real, os quais são baseados nos relatórios do IPCC para o ano de 2100, e então a partir dessa estrutura podemos montar experimentos com diversos organismos e estimar quais seriam as respostas deles às mudanças climáticas” contou.

Por fim, a doutora Vera Val concluiu sobre o encontro: “A visita foi nota 10, eles realizaram as atividades para saber como é que se faz e ficaram encantados. Será ótimo termos mais divulgação para o público do nosso trabalho, fiquei satisfeita com a visita”.

O programa vai ao ar na Rede Globo no sábado, dia 28 de abril, a partir das 13 horas (horário local), após o Jornal Hoje.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *